ADVOCACIA & CONSULTORIA DR. ELOI CHAD


A relativização (mitigação) dos direitos autorais frente o advento da Internet.

 

O fenômeno do cyber espaço, ou (re) criação do virtual possibilitou um avanço emblemático nas comunicações, ora pela agilidade com que obtemos informações, ora pela dinâmica de proliferação dessas informações.

O resultado extraído da combinação de ambos e ainda o surgimento da atmosfera supra real convencionou-se chamar de "hiperrealidade", que até o último instante, era atributo exclusivo dos países desenvolvidos.

Neste exato momento não mais.

No âmbito das comunicações de massa tais ocorrências são de certa forma, produtos da contemporaneidade e seus desdobramentos sociais ainda em expansão.

O paradoxo começa por não ser possível delimitar a evolução do ser humano, sem computar o desenvolvimento tecnológico. A nossa evolução se reduziu apenas no aprimoramento das ferramentas com as quais temos que aprender operar

Além disso, parece que seguimos o vetor inexorável do desaparecimento dos padrões de direitos autorais, que até então conhecemos.

O momento reflete uma tensão dicotômica, em que indústria cinematográfica, fonográfica, de softwares, apenas para citar alguns exemplos, pesquisam profundamente como manter os "códigos fechados" e na outra extremidade, como abri-los.

Fato é que com a mesma WEB, que ajuda banalizar o direito autoral, encontra subterfúgio na socialização da informação e no aprendizado rápido.

Surgem algumas perguntas. É possível retroceder esta situação?

Pagaremos por algo que é "gratuito”?

Esta ideologia da contemporaneidade representa um nítido ataque aos direitos dos autores, ou uma conquista da informação globalizada?

Obviamente são apenas algumas das indagações possíveis, mas já sentimos a inaptidão para solucioná-las a contento.

Eis que cada geração compreende, apenas e tão somente, aquele momento histórico já exaurido e superado. Portanto, não se pode ingenuamente acreditar, que entenderemos a curto prazo, com a mesma clareza epistemológica a qual estudamos e descrevemos pormenorizadamente a Imprensa e a Rádio Difusão.


Dr. Eloi Chad - Filósofo, Advogado e Jornalista

 



Escrito por eloi chad às 12h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Homem, Livros, Filosofia
Histórico
Outros sites
  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
  UOL
  TRIBUNAL DE JUSTIÇA SP
  SENADO FEDERAL
  WIKIPEDIA
  PREFEITURA DE SOROCABA
  YOUTUBE
  GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
  BOLSA DE VALORES - BOVESPA
  THE NEW YORK TIMES
  IMPOSTÔMETRO
  CONVERSE COM UM ROBÔ (A.I. program)
Votação
  Dê uma nota para meu blog